Mandados foram cumpridos no município de Boa Nova; carcaças de animais e armas foram apreendidas

Foto: Divulgação
Boa Nova (BA) – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 15 de abril de 2025, a Operação Buckshot, com o objetivo de combater a prática de caça ilegal dentro do Parque Nacional e do Refúgio de Vida Silvestre de Boa Nova, duas importantes unidades de conservação federal localizadas no sudoeste da Bahia.
A ação resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão contra um grupo de pessoas que, segundo as investigações, vinha atuando de forma organizada e habitual na caça e abate de animais silvestres nas regiões conhecidas como Pé da Ladeira e Icó, ambas dentro dos limites das áreas protegidas.

Foto: Divulgação
As investigações foram iniciadas no início de 2025 a partir de levantamentos realizados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que identificou a recorrência das atividades criminosas praticadas por pelo menos cinco indivíduos.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, os agentes apreenderam carcaças de animais, carabinas de pressão, pólvora, chumbo e outros materiais utilizados para caça. Apesar das evidências encontradas, ninguém foi preso em flagrante.

Foto: Divulgação
De acordo com a Polícia Federal, os investigados deverão responder pelos crimes de caça ilegal em unidade de conservação federal, posse irregular de arma de fogo e associação criminosa. As penas combinadas podem ultrapassar os 12 anos de reclusão.
As unidades de conservação onde as atividades ocorreram são classificadas como áreas de proteção integral, o que confere a elas um regime rigoroso de preservação. Qualquer atividade ilícita desenvolvida em seu interior pode configurar crime federal.

Foto: Divulgação
Mais informações podem ser obtidas com a Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia, através do WhatsApp (71) 3319-6002 ou pelo e-mail cs.srba@pf.gov.br.