Ricardo Imóveis

Acordo entre MP e Prefeitura amplia acesso ao Morro no Santuário do Bom Jesus da Lapa

15/04/2025 às 17:15 • Atualizada em 15/04/2025 às 17:18 - há 4 dias

Um novo acordo firmado entre o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa permitirá a ampliação gradual do acesso de visitantes ao Alto do Cruzeiro, no Santuário do Bom Jesus da Lapa. A decisão foi oficializada na última quinta-feira (10), após a implementação de melhorias estruturais indicadas pelo MP, Corpo de Bombeiros e Município.

A medida, resultado de mediação conduzida pelo Centro de Autocomposição e Construção de Consensos do MPBA (Compor), estabelece que até 60 pessoas poderão acessar simultaneamente o Cruzeiro: 20 em subida, 20 no alto e outras 20 em descida. O controle será feito por brigadistas e seguranças via rádio, e a organização dos fluxos será acompanhada por guias.

Além do controle de acesso, o acordo define trajetos distintos para a subida e a descida, com grupos organizados em intervalos de 30 minutos e permanência limitada ao mesmo período no topo. As ações fazem parte de um plano emergencial de gerenciamento de risco que permanecerá em vigor até a realização de um estudo geotécnico no local.

A promotora de Justiça Alana Rosendo Vasconcelos ressaltou que o objetivo é garantir a segurança de romeiros, visitantes e moradores, sem comprometer o direito às manifestações de fé. “Buscou-se, por meio do acordo, preservar e viabilizar as práticas religiosas que fazem parte da identidade local, sem abrir mão da necessária segurança à integridade dos cidadãos”, afirmou.

Já o promotor Daniel Meireles Aberceb classificou o acordo como um marco importante. “Ele harmoniza a salvaguarda do patrimônio cultural e religioso com as normas legais de acessibilidade e segurança, garantindo que fé, tradição e dignidade caminhem lado a lado”, destacou.

Acordo revisa compromissos anteriores


O novo compromisso revê e amplia um acordo firmado em julho de 2024 no âmbito de uma ação civil pública proposta pelo MPBA. Desde então, o reitor do Santuário, padre Roque Silva Alves, articulou melhorias indicadas pelo Corpo de Bombeiros, que contribuíram diretamente para a ampliação agora autorizada.

Como parte do acordo, a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa terá 30 dias para apresentar um Plano de Contingência atualizado para as diferentes situações que possam surgir durante as romarias. O Santuário, com 334 anos de história, recebe a terceira maior romaria do Brasil, reconhecida como patrimônio imaterial da Bahia. Apenas durante a semana oficial do evento, realizada em agosto, o local chega a receber cerca de 600 mil pessoas, segundo dados da própria instituição.

A assinatura do acordo contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros e da equipe técnica responsável pelas recentes intervenções no local.

Semana Santa movimenta programação religiosa no morro do Bom Jesus da Lapa

O Santuário do Bom Jesus da Lapa divulgou a programação oficial da Semana Santa e da Páscoa, que este ano promete atrair um número ainda maior de romeiros, por conta da proximidade das datas com o final de semana.

A Sexta-feira da Paixão (18) começa cedo, às 5h30, com a Via-Sacra pelas ruas da cidade até o Espaço Santuário Cultural. Ao longo da manhã, acontecem os Ofícios da Paixão. A Celebração da Paixão do Senhor está marcada para 15h, com a tradicional coleta de ofertas para a Terra Santa. Às 17h30, os fiéis se concentram na Esplanada para a procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores até o Espaço Santuário Cultural.

Um dos momentos mais aguardados da programação é a encenação da Paixão de Cristo, às 19h, no Espaço Santuário Cultural, com transmissão ao vivo pela TV Bom Jesus e Rádio Bom Jesus FM. Em seguida, às 20h, a Procissão do Senhor Morto retorna com as imagens ao Santuário.

Subida ao morro

Uma das práticas mais tradicionais de romeiros e moradores de Bom Jesus da Lapa, nesse período, é a subida ao cruzeiro que fica no morro da Gruta. Este ano, devido às restrições no acesso, o Santuário divulgou que o acesso será feito com monitoramento dos vigilantes do espaço, Guias de Turismo e bombeiros civis. Além disso, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar darão suporte no entorno da área. Do mesmo modo, equipes de saúde do município darão suporte na região da Gruta do Bom Jesus da Lapa.

A subida acontecerá pela via próxima à torre do Santuário e a descida pelo acesso ao ar livre, na lateral do morro. De acordo com as autoridades responsáveis pela organização do percurso, que incluem Santuário, Bombeiros Militar, Civil, Polícia Militar e secretarias do Município, o objetivo é evitar a obstrução das vias e proporcionar um fluxo de pessoas organizado.

Banner 1080x800